Rogério Correia repudia PL do aborto e defende propostas para BH

O pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, deputado federal Rogério Correia (PT), participou, na última sexta-feira (14), da sabatina do UOL em parceria com a Folha de São Paulo. Entre as pautas debatidas durante uma hora de entrevista, Rogério Correia defendeu a posição contrária do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação ao Projeto de Lei 1904/04, que criminaliza o aborto após 22ª semana de gestação. O pré-candidato à prefeitura de BH também falou sobre a proposta de reduzir a passagem de ônibus da capital mineira e reforçou o direito de greve de professores.

Pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia participou de sabatina do UOL e Folha de São Paulo
Pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia participou de sabatina do UOL e Folha de São Paulo

Os jornalistas Fabíola Cidral (UOL), Amanda Rossi (UOL) e Artur Búrigo (Folha de São Paulo) abordaram temas como democracia, enfrentamento à extrema-direita, meio ambiente, transportes, mobilidade urbana, PL 1904/04, entre outros. “Eu fui membro da CPMI do golpe, ou CPMI do 8 de janeiro. Todos sabem que fui muito atuante e a CPMI produziu um relatório indiciando várias pessoas, dentro os quais o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como principal responsável pela tentativa do golpe”, disse Rogério Correia ao ser perguntado sobre o enfrentamento à extrema-direita.

O principal objetivo é governar Belo Horizonte do ponto de vista democrático e com muita participação popular

Rogério Correia

Frente ampla de esquerda

Questionado também sobre apoios políticos e a criação de uma frente ampla de esquerda para derrotar o bolsonarismo, o pré-candidato do PT afirmou que busca essa união em Belo Horizonte. “Estou trabalhando pra isso. No caso da federação brasileira PSOL-REDE, a gente já tem uma conversa muito adiantada e nós vamos ter essa composição já garantida. Então, a deputada Bella (Gonçalves), que é do PSOL, nós já conversamos, estivemos juntos com o presidente Lula e vamos caminhar juntos”, disse.

Rogério também afirmou que tem estreitado conversas com PDT e REDE. “Nós estamos conversando também com a candidata do PDT, Duda Salabert, a Ana Paula da REDE, que faz parte da federação do PSOL, e estou com esperanças de que a gente consiga uma candidatura única bem porque os nossos programas são muito parecidos”, completou. “Eu considero que a minha candidatura é capaz de ter uma unidade maior deste campo. Do ponto de vista de pesquisa, há um empate técnico, principalmente entre eu e a Duda (Salabert). Mas é certo também que eu tenho o apoio e sou o candidato do presidente Lula, e isso importa”, reforça Rogério Correia.

O pré-candidato à prefeitura de BH ainda destacou a atuação por uma década à frente de mandatos na Câmara de Vereadores da capital mineira, e a atuação forte na cidade. “Fui vereador por 10 anos, conheço muito Belo Horizonte. Nasci em Belo Horizonte. Quando vereador, fui proponente, espectador e componente de leis importantes. Como a lei orgânica do município, a lei de ocupação do solo, então eu tenho um conhecimento da cidade muito grande. Então, estou procurando costurar em cima da minha candidatura essa unidade, e o presidente Lula, como me apoio, espero conseguir isso”, conclui.

Confira a entrevista completa abaixo:

Artigos